UniSecal é novamente reconhecida como uma instituição socialmente responsável
05/11/2018    -    +Notícias    -    «Voltar

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como uma instituição socialmente responsável por conta de sua participação na 14ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2018. O reconhecimento é fruto do trabalho da UniSecal ao longo dos últimos anos com a promoção de atividades sociais voltadas a comunidade.

Com o recebimento do ‘Selo Instituição Socialmente Responsável’, que é válido pelo período de um ano, reforça a importância que a Instituição de Ensino Superior (IES) tem com o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo. Para a Diretora Acadêmica da UniSecal, Rúbia de Andrade Aguiar, o selo “é muito respeitado, então, para nós, estarmos recebendo ele é sinal de que estamos fazendo diferença em nossa comunidade”, explica Rúbia.

A assinatura que reconhece a UniSecal como uma instituição socialmente responsável é do Diretor Presidente da ABMES, Janguiê Diniz. Com a missão de transformar pessoas, o Centro Universitário procura mudar a vida destas não somente pela educação, mas também contribuir na formação de seres humanos melhores e que estes possam desempenhar um papel importante na transformação da sociedade.

Projetos socialmente responsáveis

Além de ser reconhecida novamente pela ABMES, a UniSecal é destaque no informativo do PRME Chapter Brazil da ONU. Confira algumas atividades que o Centro Universitário realiza ao longo dos anos:

  • Brinquedoteca

O curso de Pedagogia da Secal atende, desde 2013, os professores da rede pública e privada e da comunidade externa com uma ‘Brinquedoteca’ que serve como laboratório para atividades do curso, como recreações e pesquisas.

  • Declare Certo

O projeto Declare Certo existe desde 2014 e os alunos de Ciências Contábeis vão até locais públicos de grande concentração de pessoas para prestar informações sobre Imposto de Renda Pessoa Física. O cunho social é garantido com orientações a quem não possui condições financeiras de consultar um contador.

  • Falando em Família

Em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a proposta é que os acadêmicos das duas instituições, sob a supervisão de docentes, revezam-se no trabalho de ministrar oficinas com as pessoas que estão se preparando para legalmente se divorciar ou para casos que necessitarão de conciliação nas varas de família da cidade. O projeto é realizado desde 2015 e já atendeu mais de 200 pessoas/famílias.

  • Livres para Ler

O curso de Letras, em parceria com a Secretaria de Justiça do Paraná, realiza o projeto para jovens que cumprem medida socioeducativa no Cense de Ponta Grossa. Desde o segundo semestre de 2015, já foram atendidos 80 alunos, que recebem reforço na leitura e na escrita por meio da leitura de obras infanto-juvenis.

  • Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

A Secal oferece atendimento gratuito para a população em questões de Direito nas áreas de Direito da família, cível e penal. São atendidos usuários com renda menor que R$ 2,5 mil. Os procedimentos são feitos no prédio da Unidade III (Rua Júlio de Castilho, 642, Centro), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

  • Projeto Antares

O objetivo do Projeto Antares, uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), é complementar o ensino escolar, oferecendo contra turno para alunos que se destacam no ensino médio das Escolas Públicas e Particulares do município, contemplando jovens com idade entre 14 a 17 anos.

  • Semana da Afro-Consciência

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Secal realiza a Semana da Afro-Consciência desde 2013. A programação do evento envolve todos os cursos, com palestras, oficinas, atividades culturais, debates e capacitações para que haja uma conscientização a respeito do tema.

  • Semana da Cidadania

A Semana da Cidadania é realizada desde 2014 e o objetivo do evento é disseminar questões relacionadas à cidadania, sensibilizando os acadêmicos e a comunidade local. Durante a Semana, os alunos dos cursos participam de atividades voltadas à construção de um pensamento social, cidadão e voltado aos grupos menos favorecidos historicamente no Brasil.

  • Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente é um projeto desenvolvido junto ao meio acadêmico (alunos, docentes e colaboradores) e também com repercussão na sociedade. As ações educativas realizadas visam contribuir para um despertar de uma consciência ecológica em prol do ambiente em que se vive. Durante a semana são realizadas diversas atividades: oficinas, palestras, debates, exposições, entre outras.

  • Trote Solidário

A Faculdade Secal foi a instituição pioneira a realizar um trote solidário na região. O primeiro foi em 2005. Na Secal, os calouros são recepcionados pelos veteranos com ações de cunho social e assistencial às entidades que trabalham no atendimento a grupos com vulnerabilidade social. Dezenas de entidades já foram beneficiadas com o Trote Solidário em Ponta Grossa e na região.
Webmail
Para falar conosco, clique aqui.
Barão do Cerro Azul, 827   .   Centro   .   CEP 84010-210   .   Ponta Grossa - PR   .   Fone (42) 3220-6700
Todos os direitos reservados © - Faculdades Secal
Website Mantido por Status