MÓDULO I  

1. Administração da Tecnologia da Informação (22 horas)

Desenvolve competências e habilidades no uso da estratégia da tecnologia da informação em ambientes empresariais, enfatizando novos modelos de negócios no ambiente digital e uso estratégico da informação em benefício do negócio. Redes sociais como ferramenta de gestão.

 

2. Contabilidade Gerencial para Executivos (22 horas)

Gastos, Investimentos, Custos e Despesas, Sistemas de Custeio, Custo real, Custo por Absorção, Custo Fabril, Custo por Ordem de Produção ou Custo de Produção em Série, Sistemas Tradicionais de Custos e Sistemas Modernos de Produção. Custeio ABC. Contabilidade Financeira e Custo Baseado em Atividades. Contabilidade Gerencial, suas definições e como deve ser tratada na prática.

 

3. Metodologia da Pesquisa (11 horas)

Padronização e Normatização conforme Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Concepção de Pesquisa na Administração. Modalidades de Pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Fontes para Pesquisa na Administração. Etapas do Projeto de Pesquisa. Etapas do Artigo Científico.

 

4. Negociação Empresarial (22 horas)

Teoria e prática buscando melhorar a eficiência dos participantes como negociadores. A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Quais são as características de um bom negociador? Qual é o perfil do negociador brasileiro? Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de parte em negociação. Maximização de resultados / relacionamento com as partes. Uso da uniformização do tempo e do poder.

 

5. Planejamento Estratégico e Competitividade (22 horas)

Introdução ao raciocínio estratégico e a prática do planejamento estratégico. Conceitos, modelos e ferramentas de análise estratégica. 

  

MÓDULO II

1. Aspectos Econômicos como ferramenta de gestão (22 horas)

Conceitos econômicos. Mensuração da atividade econômica. Sistema financeiro. 

 

2. Aspectos Jurídicos da Empresa (22 horas)

Aspectos jurídicos necessários na prática, prevenção e solução de problemas empresariais. 

 

3. Dimensões da Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais (22 horas)

Desenvolvimento de competências e habilidades. Gerenciamento de talentos. Cultura organizacional. Melhores práticas de uma das ferramentas mais importantes dentro da gestão empresarial: o ser humano em equipe.

 

4. Gestão de Finanças (22 horas)

Estudo e discussão dos principais temas da Administração Financeira, mostrando a sua utilidade e limitações. Apresentação das principais técnicas para auxílio no processo decisório. 

 

5. Gestão de Marketing, Negociação e Vendas (22 horas)

Ferramentas de marketing para auxiliar no processo de gestão empresarial. Demonstração do potencial de mercado na arte das negociações e vendas.

 

6. Relações Internacionais (22 horas)

Origem e características da disciplina, campo de estudo, seu caráter próprio, evolução histórica, elementos constituintes da ciência das relações internacionais. Terminologia e conceitos fundamentais. Principais atores das relações internacionais. Abordagem histórica e sociológica das relações internacionais. O impacto da globalização sobre as Relações Internacionais como objeto de estudo e como disciplina. Historiografia das Relações Internacionais. O estudo das Relações Internacionais no Brasil.

 

MÓDULO III 

1. Gestão de Carreira (22 horas)

Melhores práticas para gerenciar sua carreira.

 

2. Gestão da Qualidade e Logística Empresarial (22 horas)

Evolução no processo da Qualidade. Conceitos básicos. Prêmio nacional de Qualidade. Normas ISO. Padronização e Melhoria. Ferramentas de Gerenciamento. Métodos Específicos de Gestão. Logística Empresarial. 

 

3. Gestão Socioambiental (22 horas)

Evolução do pensamento socioambiental empresarial. Definições e contextos de Responsabilidade socioambiental das Empresas. A competitividade com base socioambiental. Certificações e rotulagem ambientais e sociais. Inovação socioambiental empresarial. Consumo consciente. Estratégia socioambiental para a Base da Pirâmide. Modelos de Avaliação de performance ambiental e social. 

 

4. Inovação e Sustentabilidade Corporativa (11 horas)

Sociedade, desenvolvimento e natureza. Desenvolvimento sustentável.  Produção e consumo. Economia da sustentabilidade: princípios, desafios e aplicações. Indicadores de desempenho socioambientais. Novos desafios da humanidade. Inovação e sustentabilidade.  

 

5. Management Business Simulation (22 horas)

Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo. 

 

6. Project Management (22 horas)

Definição de Projeto. Evolução da Gerência de Projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Caminho crítico. Custos. Cronogramas Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Controle do Projeto. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos. Análise de Gerência de Projetos Tecnológicos.  



MÓDULO TCC 
1. Seminário de TCC (8h)
Orientações para elaboração do trabalho monográfico. Definição de professores orientadores. Projeto de Pesquisa. Normas de redação do Artigo.

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