MÓDULO I

1. Economia Empresarial  (22 horas)
Economia brasileira: sistema econômico, análise de marcados, aspectos ligados a demanda e a oferta de produtos e serviços, o papel dos preços, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo, formação de preços em mercado competitivo e pouco ou não competitivos e decisões empresariais correlacionadas. Políticas macroeconômicas: fiscal, monetária, e de crédito e cambial e seus efeitos sobre a economia como um todo e as decisões empresariais. Cenário macroeconômico. Crescimento e desenvolvimento brasileiro.  

2. Estrutura e Elaboração das Demonstrações Financeiras (22 horas)
Alterações da Lei 11.638, as novas estruturas das demonstrações financeiras, novos conceitos para depreciação. Elaboração das demonstrações financeiras. Elaboração dos fluxos de caixa. Fontes e uso de recursos. Conceitos de circulante, longo prazo, permanente e patrimônio líquido. Contas de resultados. Valorização e desvalorização. Classificação e reclassificação.   

3. Metodologia da Pesquisa (11 horas)
Padronização e Normatização conforme Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Concepção de Pesquisa. Modalidades de Trabalho Acadêmico. Modalidades de Pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Fontes para Pesquisa. Etapas do Projeto de Pesquisa. Etapas do Artigo Científico.

4. Contabilidade Gerencial para Executivos (22 horas)
Gastos, Investimentos, Custos e Despesas, Sistemas de Custeio, Custo real, Custo por Absorção, Custo Fabril, Custo por Ordem de Produção ou Custo de Produção em Série, Sistemas Tradicionais de Custos e Sistemas Modernos de Produção. Custeio ABC. Contabilidade Financeira e Custo Baseado em Atividades. Contabilidade Gerencial, suas definições e como deve ser tratada na prática.

5. Planejamento Estratégico e Competitividade (22 horas)
Conceitos de planejamento estratégico, pensamento estratégico, eficiência e efetividade, definições, princípios, aspectos fundamentais, proposições para formulação de planejamento estratégico, identificação institucional, missão negócio, âmbito de atuação, princípios, valores e objetivos fatores chaves de sucesso, analise ambiental.



MÓDULO II

1. Contabildade Avançada (22 horas)
Sistema de informações contábeis. Métodos de avaliação de investimentos: custo de aquisição e equivalência patrimonial. Ágio e deságio na aquisição de investimentos. Consolidação de Balanços. Fusão, incorporação e cisão de empresas. 

2. Estratégia de Custos para Tomada de Decisões (22 horas)
Custos para decisão. Ponto de equilíbrio. Custos por processo. Orçamento flexível. Formação de preço de venda. Preço de transferência. Sistema de acumulação de custos. Margem de contribuição. Relação custo x volume x lucro. Análise e controle. Relatórios gerenciais de custos. 

3. Administração de Capital de Giro e Investimento (18 horas)
Estudo da análise das técnicas de planejamento, analise e controle do capital de giro. O panorama atual. Administração do capital de giro. Ciclo operacional. Retorno sobre o investimento total. Liquidez e lucro. Indicadores de gestão de recursos de giro. Fluxo de caixa. necessidades e coberturas. Administração de ativos. 

4. Direito Tributario e Crimes Contra a Ordem Tributária (18 horas)
As necessidades públicas e a atividade financeira do estado. A receita Pública de natureza tributária. Direito Tributário – origem, evolução, conceito, fontes e importância. O Direito Tributário e seu inter-relacionamento com ciências afins e com outros ramos do Direito. Sistema Tributário Nacional, estrutura, princípios e limitações. As relações jurídicas tributárias. Obrigação Tributária. Crédito tributário. O processo tributário. Administração tributária. Estrutural legal da tributação. O ilícito Tributário. Examinar as principais condutas tipificadoras de crimes contra a ordem tributária e respectiva responsabilidade dos contribuintes (sócios, administradores, assessores, advogados, contadores e auditores).normas antielisivas, responsabilidade tributária dos sócios, administradores e assessores (advogados, contadores e auditores);elisão, evasão (dolo, fraude e simulação) e propósito negocial; crimes tributários e ilícito penal tributário; representação fiscal e denúncia nos crimes contra a ordem tributária; e interposição fraudulenta, desconsideração da empresa e glosa de créditos.

5. Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (18 horas)
Teoria da informação: conceitos, objetivos e componentes. Dimensões tecnológicas,. Tipos de sistemas de informação. Importância dos sistemas de informação para as organizações. Internet, intranet, extranet. Comércio eletrônico. Teoria das organizações: Estrutura, método, cultura e comunicação organizacional. Entender o funcionamento da organização com suas inter-relações e reflexos nos sistemas de gestão. Como realizar a organização e funcionamento dos mesmos. Como integrar as áreas de forma que os gestores consigam extrair informações de forma rápida, confiável e interligada. Identificação, seleção, formatação e uso da tecnologia da informação no monitoramento e gestão  e seu reflexo nos negócios. Conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de um sistema de informações para a auditoria. O desempenho empresarial através de um SIE, elegendo e monitorando os indicadores de desempenho eleitos para a empresa. 

6. Gestão Financeira Estratégica e Empresarial (22 horas)
Promover um correto entendimento dos mais importantes demonstrativos financeiros e gerenciais, alinhando os princípios de finanças corporativas, permitindo avaliar a  performance, orientando empresários e executivos, no gerenciamento financeiro.   Apresentação de temas e ferramentas fundamentais nas áreas de finanças, estratégia e gestão, aliando teoria e prática, trazendo para as salas de aula conceitos aplicáveis a rotina do gestor e da empresa.


MÓDULO III

1. Controladoria Estratégica (22 horas)
Estudar a missão da controladoria, estrutura da controladoria, sistemas integrados de gestão empresarial, valor da empresa, o foco da controladoria, leitura do ambiente e elaboração da estratégia, balanced scorecard no controle de metas estratégicas, a controladoria aplicada na gestão operacional, a controladoria no plano orçamentário, modelos de decisão para execução de eventos econômicos e avaliação de desempenho setorial. 

2. Auditoria Interna e Independente (22 horas)
Estrutura e planejamento de Auditoria. Tipos de Auditoria. Expectativa da alta administração quanto à função da Auditoria Interna e externa. Responsabilidade do auditor. Estrutura de auditoria: órgão normativos, papeis de trabalho e evidências, Programa de Auditoria, relatório de Auditoria, parecer.  Sistema de Controle Internos. Aspectos formais e éticos dos relatórios de auditoria. 

3. Métodos Estatísticos (22 horas)
Técnicas de amostragem estatística aplicáveis à auditoria contábil. Técnicas alocação de recursos sob restrições orçamentária. Técnicas de simulação aplicáveis à elaboração de orçamentos. Técnicas de previsão aplicáveis à elaboração de orçamentos. Teoria de decisão: decisões rotineiras e não-rotineiras no âmbito da contabilidade. 

4. Planejamento e Gestão Tributária (33 horas)
Conceitos, fundamentos e objetivos do planejamento tributário. Planejamento tributário no Brasil. Limites e regulação do planejamento tributário. Carga tributária. A influência dos principais tributos diretos e indiretos na gestão financeira. Elisão e evasão fiscal. Casos de planejamento tributário sobre a renda, patrimônio e consumo. A complexidade da legislação, as práticas empresariais e os créditos tributários.. Práticas de planejamento tributário com base na legislação fiscal atual. Aspectos específicos dos seguintes tributos; SIMPLES, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o lucro, Pis, Cofins, IPI, ICMS e ISS. sonegação e planejamento de tributos. A importância do planejamento tributário de impostos e a devida blindagem para salvaguardar o ativo patrimonial da empresa. Aspectos gerais e legislação aplicável aos Crimes de Sonegação Fiscal e processos de defesas administrativas federais. 

5. Inteligência Emocional para Executivos (22 horas)
Enfoca conceitos gerais relacionados a abordagem da Visão sistêmica, para as organizações. Proporciona adquirir uma  maior compreensão da interdependência e inter-relação entre os elementos de um sistema e como se relacionam com os outros, problemas organizacionais e gerenciais selecionados devem ser diagnosticados.


MÓDULO TCC
1. Seminário de TCC (8 horas)
Orientações para elaboração do trabalho monográfico. Definição de professores orientadores. Projeto de Pesquisa. Normas de redação do Artigo.

Para falar conosco, clique aqui.
Barão do Cerro Azul, 827   .   Centro   .   CEP 84010-210   .   Ponta Grossa - PR   .   Fone (42) 3220-6700
Todos os direitos reservados © - Faculdades Secal
Website Mantido por Status